MEI: Perdeu ou prazo ou declarou errado? Veja o que fazer:

Anualmente os Microempreendedores Individuais precisam entregar uma Declaração que se refere ao Imposto de Renda. Neste ano, o prazo para entrega se encerrou no último dia 31 de maio, sexta-feira, e muito provavelmente, muitos brasileiros perderam o prazo ou entregaram a declaração com alguma informação equivocada.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo nosso artigo e não se desespere, pois vamos lhe informar o que fazer para não ter problemas futuramente por isso.

Perdi o prazo e agora?

Não entre em pânico. Caso você tenha perdido o prazo, fique ciente que ainda é possível enviar a Declaração através do mesmo site. O único porém é que agora você deverá arcar com uma multa que pode ser de até R$ 50 ou de 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados.

Emiti a declaração, porém errei o valor. O que fazer?

Neste caso também há tempo para corrigir. Acesse o Acesse o Portal do Empreendedor ou através do site da Receita Federal e com os seus dados você conseguirá fazer uma alteração na declaração. Esta retificação não acarreta cobrança alguma ao empreendedor e só é possível fazê-la com até cinco anos de declarada.

Muitos empreendedores tem dúvidas se devem ou não se formalizar, pois acreditam que a burocracia é muito grande. Porém, podemos afirmar que vale a pena, pois os benefícios são muitos. Mas saiba que quanto mais informações você tiver, mais chances de obter sucesso você tem. O primeiro passo para o sucesso é a contratação de uma empresa de contabilidade que vai te auxiliar com as questões fiscais, contábeis e trabalhistas, no caso de possuir algum funcionário.