Contabilidade para E-Commerce

Contabilidade para E-Commerce: Saiba a Importância

Como gerenciar as contas do comércio eletrônico? Se você deseja criar um site de e-commerce ou já lançou sua loja online, esta é uma pergunta que você fará a si mesmo.

Porque sim, você quer fazer isso direito. E a contabilidade é uma parte importante do seu negócio. Do ponto de vista jurídico, existem obrigações legais a serem observadas, como a abertura de conta em banco. A emissão de notas fiscais para clientes e a manutenção de contas de determinados negócios são obrigatórias.

Vamos descobrir juntos quais são os diferentes pontos que não devem ser esquecidos para administrar a contabilidade de sua atividade de e-commerce.

E-COMMERCE E CONTABILIDADE: POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Empresa comercial e empresa de e-commerce, mesma briga: é preciso manter contas e preencher um formulário fiscal – apenas algumas exceções, como microempresas fogem à regra mencionada.

Como um e-comerciante, você não está isento de contabilidade! Para poder efetuar a sua demonstração de resultados, deve relacionar em ordem cronológica todas as entradas e saídas de dinheiro registradas pela sua empresa. Só a partir daí você poderá fazer um balanço anual, mostrando o seu equilíbrio financeiro.

Felizmente, as soluções de contabilidade online estão aqui para facilitar o seu trabalho!

Então, existe a selva dos números e, em seguida, existe a selva dos softwares de contabilidade. Há cada vez mais no mercado, oferecendo diferentes pontos fortes e diferentes funcionalidades. Por outro lado, encontre aquele que realmente combina com o seu negócio. Então, o e-commerce também tem suas especificidades: não há como saltar no primeiro software!

Portanto, pense também em todos os detalhes de que você pode precisar para sua atividade. E quanto ao cancelamento de pedidos, devoluções ou até mesmo a realização de ativos?

Em última análise, seu software de contabilidade deve colocar você no controle de suas finanças na ponta dos dedos, mas não é tudo. Também deve permitir que você economize tempo para se concentrar em aumentar sua rotatividade. Nossa Contabilidade poderá auxiliar nisso, deixe isso com a gente.

ABRA UMA CONTA PARA SUA E-COMMERCE

Este é o ponto de partida para vender online. Todas as empresas estão sujeitas à obrigação de abertura de conta bancária para a sua atividade. Na verdade, você terá que receber o pagamento pelos pedidos que seus clientes farão com você.

Agora, você é forçado a abrir uma conta em um banco comercial? Vai depender do status da sua empresa:

  • para empresas com capital social, é obrigatório;
  • portanto, para empresas individuais, basta uma conta bancária tradicional desde que seja dedicada à sua atividade, separada das contas pessoais.

As faturas são a base da sua contabilidade de comércio eletrônico. Portanto, sua loja online não é uma exceção à regra!

Suas faturas devem incluir todas as informações obrigatórias necessárias. Para cumprir essa obrigação, você pode:

  • gerar uma fatura eletrônica no momento da encomenda, que os seus clientes receberão por e-mail em formato PDF e / ou através da sua área de cliente;
  • em seguida, gerar e imprimir a nota fiscal para integrá-la ao pacote no momento do envio;
  • ou optar por ambos, desde que as duas faturas sejam estritamente idênticas.

Em seguida, se você deseja automatizar a emissão de faturas para economizar tempo e evitar erros humanos:

  • veja se a sua plataforma de e-commerce no qual você vende permite que seja gerenciado nativamente ou por meio de módulos adicionais;
  • então, use software de faturamento que faz interface com sua plataforma de e-commerce.

 

RECORRER A UM CONTADOR É UMA BOA IDEIA?

É obrigatório recorrer a um contador para fazer a contabilidade do seu site de comércio eletrônico? A resposta é não.

Por fim, muitas vezes, devido à falta de dinheiro ao iniciar um negócio, você pode hesitar em terceirizar sua contabilidade. No entanto, isso é compreensível, mas esteja ciente de que muitas vezes representa um investimento lucrativo por vários motivos (bons conselhos sobre como otimizar encargos, economizar tempo, evitar multas por não conformidade com a legislação tributária, etc.).

Portanto, aconselhamos você, assim que tiver dinheiro suficiente e um volume de vendas grande o suficiente, para chamar um contador para atualizar seu site de comércio eletrônico para o próximo nível.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print
Share on email
Email